segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Edimburgo: o Scott Monument

Edimburgo é a capital e segunda maior cidade da Escócia e uma das minhas cidades preferidas no mundo. Ela também é conhecida como Edinburgh em inglês (pronúncia-se Edimbrrrrrra, tremendo os erres, igual paulistano da Mooca... afinal, você está na Escócia) ou Dùn Èideann em gaélico escocês (não faço a menor ideia de como se fala isso).

Essa cidade é tudo de fofo e tem uma vibe deliciosa. Em Edimburgo eu esqueço que na Escócia faz frio, que venta pra caramba e que chove, ali eu sempre fico babando em tudo, igual criança. Enfim, a cidade é sensacional.

Lembro da primeira vez em que cheguei, saímos do aeroporto já devia ser uma 11:00 da noite, eu estava dirigindo, parei no albergue e meu fiel escudeiro e marido desceu com as malas do carro e eu fui estacionar. Só que a saída do estacionamento era pela Royal Mile (a rua principal do centro velho de Edimburgo) e eu tive que dar meia volta no quarteirão. E, nessa meia volta, eu passei por um casal se pegando bem forte no muro de um hotel e nisso sobe um outro rapaz cantando alto "All you need is love, tan, tan, nã, nã, nã"... eu tava pronta pra sair cantando e dançando Beatles madrugada a fora, como em um musical.

Edimbra é assim, mágica. E por isso ela vai merecer vários posts, vou contar um pouquinho por vez desse lugar sensacional. E decidi começar pelo meu lugar favorito, o lugar que toda vez eu passo pra olhar, que sempre que eu passo eu tiro uma foto. A minha Torre Eifel de Edimburgo: o Scott Monument.



Mas o que é o Scott Monument?

Se você assistiu Cloud Atlas, do irmãos Wachowski (com o Tom Hanks e a Halle Berry), você se lembra da cena em que o Frobisher e o Sixmisth se seguem no alto de uma torre ao nascer do sol? Esse é o Scott Monument. E ele é de tirar o fôlego.

Basicamente ele é uma torre de 62 metros construída em estilo gótico vitoriano para homenagear Sir. Walter Scott, um escritor escocês do Século XIX que fica muito famoso internacionalmente (Harry Potter ainda estava longe de acontecer naquela época e os países de língua inglesa eram considerados "internacionalmente"). Aliás, tem um estátua de mármore dele e do cachorro no pé do monumento, mas eu nunca tiro foto dela (ops!).

A torre é toda feita de um arenito comum na região que eles chamam de Binny, essa pedra é tão comum que você verá ao redor da cidade toda. Ela também calha de ser é extremamente porosa, por isso ela fica preta muito fácil. Ainda mais em um país que chove e no meio de um centro urbano. E é por isso que o Scott Monument é todo preto.

Um guia uma vez me disse que várias vezes já levantaram dinheiro para limpar o monumento e deixá-lo beginho, na cor original da pedra, mas a população de Edimburgo é contra e estudos revelam que isso poderia danificar a estrutura. Eles acham que a o preto combina com o estilo gótico da cidade e preferem deixá-lo assim. Eu admito que morro de vontade de ver como ele fica clarinho, mas...


Notem as várias cores quando a gente olha mais de perto na pedra... e a cabecinha da Gorda
(a.k.a minha irmã) no meio da grade do outro lado...
E que graça tem?

Além de ser lindo de olhar ele está localizado num lugar muito legal. Ele fica na esquininha do Princess Garden, que em si já merece uma visita. Ao lado dele também fica a Princess Street, a rua principal do centro novo de Edimburgo (que apesar de ter novo no nome, deve ser mais velho que o Brasil). Ao pé dele sempre tem alguém totalmente vestido num kilt de gala (se você quiser saber mais sobre kilts, pode ler tudo sobre eles aqui) tocando gaita de fole, para delírio dos turistas e completo desespero do meu marido.

Se tudo isso ainda não tiver te convencido a ir vê-lo, saiba que você ainda pode subir um a um todos os 287 degraus que separam o chão do alto da torre. São vários lances de uma escada em caracol que fica cada vez mais apertado e como o teto mais baixo e ainda é uma escada de mão dupla, pra quem desce e que sobe. Não, não quero te desanimar a subir, mas se você é cardíaco ou claustrofóbico, talvez deva ponderar esses detalhes. Mas, eles serão apenas detalhes quando você subir e vir a vista!


Vista do topo para o pé do monumento
Do alto você verá o Princess Garden aos seus pés, o Castelo de Edimburgo encarapitado no alto do seu sopé de pedras, o Arthur's Seat (uma generosa montanha) do outro lado, toda a cidade nova e toda a cidade velha. Vale cada um dos degraus que você subiu.


O Princess Garden, a Princess Street (a direita) e o Castelo de Edimburgo (ao fundo à esquerda)
E tem mais?

Algumas outras curiosidades sobre o local envolvem os personagens e livros do Walter Scott. O monumento fica localizado na esquina da Princess Street com a Waverley Street, Waverley é também é o nome da estação de trem (que fica ali do lado) e ainda é o nome de uma dos romances do autor.

Além da rua, da estação e do monumento em si, ainda existem 64 estátuas e carinhas que foram retiradas de personagens de livros do coleguinha.


Um dos personagens do Scott? Não tenho certeza, mas a estátua ao fundo com certeza é.
No meio de tudo isso eu só não entendo porque existe um monumento para Walter Scott e não existe um pro Robert Burns... mas vai ver é porque o Burns já tem um dia, então o outro ficou com o monumento. Enfim, sou a favor que construam outro pra que não role inveja.

E pra terminar, uma dica muito importante pra quem for subir, lá em cima venta. Venta como só se venta na Escócia. Então... "leva um casaquinho meu filho, parece que vai esfriar"! 


Em um dia de sol.
No meio da subida, Má e Gorda lado A...

... e Má e Gorda lado B (by Mr. Otto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário